Diferente de uma noticia sem procedência (boato) com objetivo de obter muitas visualizações, uma Fake News é algo muito mais grave pois é elaborada intencionalmente na forma de uma notícia bomba, e disseminada com uma finalidade específica de promover o engano.
Em época de eleições surgem as piores formas de Fake News, com manchetes chamativas e com temas polêmicos.
O antídoto para combater as fake news é a própria internet, onde se pode verificar a veracidade de tais notícias.
Lembremos que muitos que sobrevivem de exibição de propaganda na internet dependem de visualizações dos seus posts e vídeos, assim sendo e de forma inescrupulosa, promovem notícias falsas despudoradamente, no intento de que as pessoas acessem as suas publicidades e lhes proporcionem auferir vantagens financeiras.
A maioria destes maus profissionais de internet sequer possuem qualquer ideologia política e menos ainda qualquer senso de moralidade ou ética.
Alguns outros, entretanto, usam as notícias falsas para influenciar nas eleições, é destes que passamos a tratar.
Quando recebemos uma informação na internet precisamos nos habituar a, antes de retransmitir, verificar a veracidade.
Isso é tão fácil de se verificar que as Fakes News estão dando com “os burros n´água” ou seja, estão produzindo efeito contrário.
Existem alguns sites que ajudam na consulta de Fakes News, veja estes:
AGÊNCIA LUPA
É de fato a primeira agencia especializada em fact-checking do Brasil. Está inclusive associada a International Fact-Checking Network (IFCN), a rede mundial de checadores de fatos, reunidos em torno do Poynter Institute. A Lupa faz checagem não só de questões políticas, como também faz cobertura sobre economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais.
PÚBLICA
Parece que todas agências de fact-checking querem ser conhecidas como a primeira. A pública se define como a primeira sem fins lucrativos, com reportagens pautadas pelo interesse publico. Truco é o nome do projeto da Pública que verifica falas, correntes, e informações em circulação na internet ou em redes sociais para saber se são verdadeiras ou não.
SEM CERTIFICAÇÃO IFCN:
PROJETO COMPROVA
Um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018. Espero que eles continuem o projeto após as eleições.